sábado, 15 de agosto de 2015

Ginástica Laboral


Nos dias de hoje, as pessoas desconhecem quanto os serviços de teleatendimento fazem parte de seu cotidiano. A maioria das atividades que realizamos no dia-a-dia — como o pagamento de contas por telefone, comércio eletrônico e serviços de banco, entre outros — é executada por meio dos serviços de call center, o que sobrecarrega o profissional de teleatendimento que realiza várias tarefas ao mesmo tempo.


A ginástica laboral pode ser definida como um programa de atividades (alongamento, relaxamento e dinâmicas) realizadas no local de trabalho (antes, durante ou depois do expediente), com o objetivo principal de prevenção da saúde. As aulas são monitoradas por educadores físicos e/ou fisioterapeutas (formados) e duram em média 7 a 15 minutos. A prática desse programa mostra um aumento da produtividade, diminuição de faltas, diminuição do número de acidentes, de despesas médicas e de afastamentos. O colaborador também ganha com essa prática: diminui o cansaço, a indisposição, o estresse e o aparecimento de doenças, além de melhorar sua postura e seu convívio com os colegas de trabalho.


A ginastica laboral é hoje uma das ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas de call center para diminuir as tensões do trabalho e melhorar a condição física do trabalhador.


Antes que as empresas resolvam implantar um programa de ginástica laboral é necessário seguir algumas etapas: avaliação dos postos de trabalho, palestra explicativa (o que é a ginástica laboral e seus benefícios), questionários pessoais (avaliação de todos os colaboradores, com questões sobre seu estado físico e emocional).


O objetivo da Ginástica Laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que: Trabalham a reeducação postural,

Aliviam o estresse,
Diminuam o sedentarismo;
Aumentam o ânimo para o trabalho;
Promovam a saúde e uma maior consciência corporal;
Aumentam a integração social;
Melhoram o desempenho profissional;
Diminuam as tensões acumuladas no trabalho;
Previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Diminuam a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.
Dentre as lesões mais frequentes podemos citar:
Na coluna cervical: síndrome da tensão cervical e síndrome do desfiladeiro torácico;
No ombro: tenossinovite do bíceps e tendinite do músculo supra-espinhoso;
No cúbito (cotovelo): epicondilites;
No punho: tenossinovite dos flexores do punho e dedos,
tenossinovite dos extensores do carpo e dedos, tendinite de Dequervain e síndrome do túnel do carpo;
Na mão: fascite palmar e miosite dos lumbricais.
Outros problemas na coluna como: hipercifose torácica, hiperlordose, escoliose, entre outros encurtamentos musculares.


Objetivo da ginastica laboral: 


Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.


ginástica Laboral traz grandes benefícios para as empresas, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações.







É de extrema importância a implantação da Ginástica Laboral nas empresas para que o trabalhador tenha uma qualidade de vida melhor.Pergunte a um Professor de Educação Física (um personal trainer,instrutor na  academia, ou na escola de seu filho) sobre quais as atividades mais importantes que você pode realizar em seu ambiente de trabalho.

Os profissionais estão sempre dispostos a ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.


Alessandra Moraes.



Fonte: http://www.sintelmark.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=106:ginastica-laboral-para-operadores-de-telemarketing&catid=78:artigos&Itemid=43





 



2 comentários:

Unknown disse...

Correto,muito bom. Para a saúde do trabalhador, e também para o trabalhador ter um bom humor e asim a forma de atendimento, vai ser cada vez melhor

Unknown disse...

Isso mesmo, e alem do bom humor, traz para a empresa maior relacionamento do funcionario com a mesma, aumento da clientela, e isso atinge tambem, o cliente positivamente, fazendo com que a empresa cresca cada dia mais.